publicado em 18/09/2020 - Notícias

FILMAGEM DA CORAÇÃO DA SELVA TESTA A EFETIVIDADE DO PROTOCOLO

Começaram hoje (18/set) em São Paulo as filmagens de “O Porão da Rua do Grito”, uma fábula de terror que se passa em um casarão no bairro do Ipiranga. O que mais chama a atenção, entretanto, são as condições em que as filmagens estão sendo realizadas: a produtora Coração da Selva segue um protocolo de segurança detalhado. Luciano Patrick, diretor da Coração, ressaltou a responsabilidade de toda a equipe ao entrar nessa batalha, em um momento tão difícil, e mostrar a capacidade do setor de audiovisual de se adaptar às condições para continuar produzindo.

Protocolo
O protocolo criado pela produtora para as filmagens teve como base o Protocolo de Segurança e Saúde do Trabalho no Audiovisual, documento elaborado em conjunto pelas associações de técnicos do audiovisual, Sindcine e entidade patronais. Outros documentos também foram consultados.

Medidas de segurança
Vai haver monitoramento biológico diário da equipe, crachá com QR Code para permitir o trânsito entre as áreas de segurança, as máscaras da equipe serão trocadas duas vezes ao dia, o elenco vai tirar a máscara apenas no momento da filmagem e recolocar em seguida, atores que estão no contra-plano estarão de máscara, a alimentação será feita com pratos individuais, escolhidos previamente em um aplicativo de celular desenvolvido especialmente para isso, o silêncio absoluto é recomendado no refeitório e muitas muitas outras medidas.

Plano de contingência
Além de todas as medidas de prevenção de contágio da Covid, a produtora criou um plano de contingência que dá segurança a todos os envolvidos de que eles receberão cachê mesmo que tenham de se ausentar da gravação por apresentarem sintomas.

Sindcine
A reunião de pré-gravação ontem, 17/set, online, teve a presença de Sonia Santana, presidente do Sindcine. “O Protocolo é a peça fundamental que permite que estejamos retomando as filmagens”, disse Sonia, Ela salientou o respeito que a equipe deve ter pelos profissionais de saúde presentes no set, e o aprendizado que essa filmagem trará, para que o mercado continue retornando às atividades em segurança.

Sonia elogiou o esforço da Coração da Selva em montar um set de filmagem que segue todo o protocolo de segurança e ainda incluir um plano de contingência que dá segurança para que todos os envolvidos sintam-se seguros em se afastar do set se necessário, para garantir a saúde da equipe.

Parceria
É inédito, e extremamente positivo, que o Sindcine tenha sido convidado para participar dessa reunião de pré-filmagem. Isso mostra o respeito da produtora pelos técnicos, pelo Sindicato e como o audiovisual brasileiro começa a viver um novo momento, de parceria e confiança entre produtoras e técnicos.