Associações
Associação dos Profissionais de Som do Audiovisual
Carta de Apresentação

Valores referenciais da APSA

São Paulo, 13 de julho de 2018.

Caros Produtores,

Gostaríamos de informá-los que no dia 22 de setembro de 2017, conforme edital publicado no dia 12 de setembro de 2017, os Técnicos de Som Direto, Microfonistas e Assistentes de Som do Estado de São Paulo, com o apoio do SINDCINE, fundaram a APSA ( Associação de Profissionais de Som do Audiovisual ), a fim de ajudar a capacitar os profissionais da nossa área, melhorar as condições de trabalho, ministrar palestras, workshops, assim como ajudar na atualização e formação de novos profissionais. Aproveitamos para oferecermos todo e qualquer suporte técnico nos disponibilizando a esclarecer dúvidas de qualquer espécie. Acreditamos que essa Associação tornar-se-á uma ferramenta de grande valia para contratação de técnicos cada vez mais qualificados e na comunicação de ambas as partes.

Informamos também que, após votação em assembleia geral, a partir do dia 01 de julho de 2018, os valores de locação de equipamentos de som fornecidos pelos técnicos serão cobrados separadamente da mão de obra através de contrato de locação feito entre contratante e contratado em qualquer tipo de projeto, tanto de longa quanto os de curta duração.

Outro fator importante é que adicionamos as horas extras, na tabela de mão de obra dos Técnicos de Som, Microfonistas, Assistentes, assinada pela SIAESP e SINDCINE , na Convenção Coletiva de 2018, assinada em 03 de maio deste ano, ou seja a tabela agora refere-se a 10 hs de trabalho em publicidade e 12 horas de trabalho em longas, séries e similares.

Nós, membros da APSA, entendemos que as 12 horas de filmagem possam ser uma condição sine qua non para viabilização de alguns projetos. No entanto, conforme lei trabalhista e Convenção Coletiva, a partir de 1 de julho as horas extras serão cobradas. Levando em conta que seria uma transição muito drástica exigir uma mudança repentina na carga horária, apesar de todo avanço tecnológico, concordamos em permanecer com a carga horária atual, desde que os contratantes venham a pagar as horas extras de acordo com a tabela que estamos fornecendo, já com as horas extras acrescidas, na porcentagem convencionada na CLT. Também forneceremos em breve uma tabela de locação de equipamento, onde terá descrito os itens do pacote denominado “Kit básico”, usado em publicidades e longas com preços de locação por diária e semanal, e os itens avulsos, que não fazem parte do kit básico com seus respectivos valores.

A partir do momento em que o produtor entra em contato com um profissional do som, é de extrema importância que ambas as partes venham a conhecer a Convenção Coletiva assinada do ano referente. Que a negociação parta do piso estabelecido, que respeite a carga horária definida na CLT e pague as horas extras. Compreendido esses termos a negociação passa a ser mais transparente e mais ágil, dessa forma sobra mais tempo para focarmos na solução dos problemas técnicos que teremos que resolver para o contratante, resultando em uma melhor qualidade no produto final. Segue-se então, alguns itens que já vem sendo praticados nas negociações da maioria dos técnicos de som e assistentes dessa Associação, e outros itens que foram inseridos recentemente para melhorar nossas condições de trabalho.

Para adequação aos orçamentos, as cobranças dos valores vigorarão a partir de 1º de janeiro de 2019. Segue em anexo a tabela.

Agradecemos a atenção e esperamos que o bom relacionamento da APSA com os Produtores seja extremamente satisfatório e pautado sempre no diálogo.

Qualquer dúvida, a APSA e o SINDCINE estarão à disposição para esclarecimentos.

Atenciosamente,

APSA