Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

publicado em 04/05/2018 - Notícias

CONQUISTA HISTÓRICA: CCT APROVADA NA DATA BASE

O Sindcine alcançou  um marco na história das negociações com o sindicato patronal, Siaesp: foi assinada  a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2018/2019, dentro da data base da categoria, que é maio. Com isso, evitam-se problemas contratuais e perdas pela falta de reajuste da inflação. Os índices negociados afetam os salários dos fixos e as tabelas de preços mínimos dos freelancers. Todas as conquistas incluídas na CCT anterior foram mantidas, inclusive os direitos trabalhistas para técnicos que atuam como Prestadores de Serviços. Na foto, Sonia Santana, do Sindcine, João Daniel Tikhomiroff, Paulo Schmidt, Paulo Dantas e Ernesto Scatena, do Siaesp.

A novidade desta CCT é a aprovação de índices de reajuste separados para fixos e freelancers. Os índices de reajustes aprovados foram:
•    3% para freelancers
•    2.25% para fixos.
•    Vale refeição R$ 19.

A CCT anterior, 2017-2018, trouxe grandes mudanças para torná-la mais realista em relação à forma como os técnicos do audiovisual atuam hoje. Entre os avanços estão: direitos trabalhistas para trabalho sem vínculo empregatício, a criação da figura de técnico iniciante para acesso à profissão, carga horária de 8 horas em todas as funções e reajuste de 4%. Também inclui a tabela de preços mínimos de prestação de serviços. Você pode consultar o documento no link http://www.sindcine.com.br/Store/Arquivos/convencao-coletiva-2017-2018public.pdf