Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

publicado em 04/09/2018 - Notícias

FUNÇÃO E RESPONSABILIDADE DOS CONTROLLERS + O FUTURO DAS MEIS NAS PRODUÇÕES

Controllers exercem funções essenciais para o sucesso de qualquer produção. Entretanto, cada vez mais eles enfrentam dificuldades para fazer seu trabalho, ou são chamados apenas no final do processo, para resolver problemas que poderiam ter sido evitados. Com o objetivo de melhorar o entendimento da importância dos controllers e das atuais mudanças na legislação, o Sindcine promove, no dia 26 de setembro, um debate reunindo controllers, diretores de produção, contadores e produtores executivos.

Esse debate é importante para controllers e produtoras porque vai tratar das recentes mudanças na legislação e na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que afetam diretamente a contratação das equipes. Também será abordada a questão das MEIs (micro empresas individuais) nas produções.

O evento será dividido em cinco painéis, os três primeiros na parte da manhã e os restantes à tarde:

1. Processo de trabalho do controller
2. O profissional: suas responsabilidades, importância e formação
3. Relação entre Ancine, produtoras, contabilidade, sindicatos e outros
4. Projeto vs. Orçamento; contratações; MEIs: o que acontecerá com elas?
5. Prestação de contas, sigilo e seguros

Estarão presentes:

Cleide Campelo (controller) - Com 21 anos de experiência no mercado audiovisual, trabalha com grandes produtoras brasileiras e internacionais. Desde 2003 atua como controller financeiro na formatação de projetos culturais, preparação de contratos de equipe entre outros itens. Atua desde o desenvolvimento do projeto até a prestação de contas final (Ministério da Cultura - MinC, ANCINE, FSA, PROAC e outros).

Cristiane Façanha (diretora de produção) – Atuou como coordenadora de produção nos filmes Expedição Xingu, De Pernas pro Ar, Crepúsculo – etapa Brasil, Trash – A esperança vem do Lixo entre outros, e as séries Três Teresas (GNT), O Negócio (HBO) e Felizes para Sempre (GLOBO). Hoje atua como diretora de produção freelancer e tem em sua filmografía os longas Malasartes e o Duelo da Morte, Talvez uma História de Amor, Mulheres Alteradas, Marighella (em produção) e as séries Pacto de Sangue (SPACE) e PSI 3ª e 4ª temporada (HBO).

Valter Fernandes Rocha - Vavá (contador especializado) - Sócio responsável da DPS & Fernandes Contabilidade Eireli, escritório especializado no segmento de produção audiovisual (cinema, televisão, vídeo, publicidade, etc), constituída no ano de 1999. É dele também a empresa Fernandes Cultural, especializada em assessoria, gestão financeira e prestação de contas de projetos aprovados pelas leis de incentivos ANCINE, PROAC, FSA, SPCINE, Rouanet.

Daniela Aun é produtora executiva da Gullane Entretenimento e trabalha há mais de 20 anos no setor audiovisual. Desde 2016 é sócia do coletivo de produção executiva c/as4atro. Entre seus longa-metragens como produtora executiva destacam-se Rosa Morena, de Carlos Oliveira, Cidade Cinza, de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo, São Silvestre, de Lina Chamie, e Artigas, de Cesar Charlone, entre outros.

Adolfo Oliveira (controller) - Atua como gerente de controladoria na produtora Coração da Selva. Formado em Rádio e TV pela UNESP e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha com produção executiva e controladoria no mercado audiovisual há 10 anos em produtoras como O2 Filmes e Boutique Filmes.

Gleice Kelly Aguilar (seguros) - Administradora e corretora pela FUNENSEG-SP. Atua há 10 anos na área de seguros como consultora e corretora, com expertise no ramo cinematográfico e audiovisual onde, junto às seguradoras parceiras, somente no último ano proporcionou assegurar mais de 700 produções. Atualmente também dirige a empresa Prospecto Seguros, que oferece soluções de seguros e gerenciamento de risco para o ramo de entretenimento e seus trabalhadores.

O evento é aberto a controllers, produtores, contadores, diretores de produção e outros profissionais de cinema e audiovisual interessados em informar-se sobre o papel dos controllers nas produções e as mudanças mais recente nas tarefas e responsabilidades desse profissional.

Debate “Controllers - Função e Responsabilidade”
Data: 26/09/2018 (quarta-feira), das 9h00 às 18h00
Local: Leques Brasil Hotel Escola
Rua S. Joaquim 216 (próx. ao metrô São Joaquim)
Sala São Joaquim
Público: Controllers, contabilidades, produtoras, diretores de produção.
Inscrições: Baixe o formulário de inscrição
Preencha o PDF ou imprima para preencher e escanear.
Faça o depósito e envie o comprovante e o formulário preenchido para lethycia@sindcine.com.br, com o assunto “Pagamento Debate Controllers”
Valor: R$ 50 para associados do Sindcine; R$ 100 para não-associados.

O prazo limite para inscrições é 14 de setembro. As vagas são limitadas.
Mais informações pelo email lethycia@sindcine.com.br, com o assunto "Dúvidas Debate Controllers".