publicado em 12/12/2018 - Notícias

CRIS CAMARGO, UMA FIGURINISTA DE FIBRA

Na última semana o cinema brasileiro perdeu uma grande batalhadora: a figurinista Cris Camargo faleceu, após meses enfrentando o câncer. A doença foi descoberta em janeiro deste ano, mas evoluiu de forma rápida e agressiva, por isso a morte de Cris foi tão chocante. Até os últimos dias, ela continuou trabalhando pela organização dos figurinistas em uma associação, a FigA - Figurinistas Associados de São Paulo - a ponto de participar de reuniões pela internet, pois estava internada. A assembleia de fundação da FigA aconteceu no dia 9 de novembro de 2018, poucos dias antes da morte de Cris. Os colegas a elegeram presidente por unanimidade, uma forma de reconhecer seu esforço pela união dos profissionais da função e na luta por seus direitos. Os amigos lembram que Cris era uma pessoa sempre delicada, mas sempre firme.

Cris Camargo foi uma grande profissional que contribuiu enormemente com seu talento e sensibilidade para criar personagens com seus figurinos em dezenas de produções, inclusive filmes de grande destaque como Carandiru, Central do Brasil e Elis. Recebeu diversas indicações de melhor figurino no Grande prêmio brasileiro de cinema. Na televisão, realizou trabalhos para GNT, HBO, Globo, ESPN e MTV. No teatro ganhou o Prêmio APCA 92 de melhor figurino com a peça ¨Othelo¨ de direção de Fabrizia Pinto. Trabalhou junto a diretores renomados, assinando diversos filmes e fotos publicitárias, clips e CDs.

Os colegas, amigos, a família, todos que a conheceram sabem que Cris é insubstituível, e que a melhor forma de homenageá-la é continuar seu trabalho: continuar a organização dos figurinistas e outras funções para elevar a dignidade e as condições de trabalho dos técnicos do cinema.