publicado em 07/06/2019 - Notícias

FOI CONTRATADO? LEIA O CONTRATO!

Não basta ser contratado, tem que ler o contrato atentamente e prestar atenção a todos os detalhes que lhe interessam. O Sindcine tem alertado os profissionais do audiovisual para que leiam atentamente o contratos que assinam, seja em trabalhos de longa, ficção ou conteúdo.
Vamos destacar os itens mais importantes:

Dados pessoais - nome e outros dados. É você mesmo? Seu DRT está correto?
Jornada e pagamento - prazo, condições de pagamento, jornada contratada e horas extras previstas.
Créditos na tela. Seu nome vai aparecer na tela final?
Folgas e as penalidades. Se você quer folga no fim-de-semana, melhor se informar.
Seus equipamentos. Caso algo quebre ou desapareça, de quem é a responsabilidade? Isso inclui celulares, laptops, etc.
Equipamentos locados. De quem é a responsabilidade em caso de quebra ou furto?
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O uso é obrigatório, mas é preciso saber se a produção irá fornecer.
Seus certificados NR estão em dia?
Vista-se adequadamente para o trabalho , não corra, não grite.
Respeite seus companheiros de trabalho, independente de gênero, idade ou experiência; zele pela segurança  de todos.
Em casos de acidentes, os acidentados devem ser conduzidos para hospital particular, de modo a dar validade  ao seguro de produção. Não acione seu seguro saúde, nem hospital público, exceto em absoluta emergência.

Perguntar não ofende. Quem contrata tem o dever de esclarecer suas dúvidas. Em casos omissos  ou de dúvidas não esclarecidas, entrem em contato com o Sindcine.