Associações
União de Direção de Fotografia de São Paulo
Carta de Apresentação
A UDF SP

A União dos Diretores de Fotografia foi criada para agregar os profissionais do setor, preservar os interesses da categoria e contribuir para o desenvolvimento técnico e artístico de seus membros e da atividade cinematográfica como um todo. Estamos abertos a consultas, propostas, debates e quaisquer que sejam as ações necessárias para exercermos nossa profissão dentro de condições e prazos que permitam atingir a excelência cinematográfica.

Diretor de Fotografia
Para ser um diretor de fotografia, não basta saber operar uma câmera. O aspecto técnico é fundamental, mas há muito mais em jogo. É preciso conhecer a luz, sua temperatura, seu comportamento, sua linguagem. Entender a mensagem que o diretor deseja passar, o conceito do filme, seja num comercial de televisão ou em um longa-metragem. A comunicação, em um filme, vai muito além das expressões e diálogos dos atores, dos efeitos especiais e da trilha sonora. A luz pode ser manipulada para revelar, ocultar, destacar, emocionar, até mesmo para explicar ou confundir, se for esta a intenção.
Por ser responsável por tudo que se refere à imagem, o diretor de fotografia é fundamental na definição da estratégia do projeto, para que se alcance o resultado esperado dentro dos recursos e prazos estabelecidos. Nesse sentido, cabe a ele a escolha da equipe, equipamentos e métodos necessários para a filmagem.

O advento dos meios digitais facilitou o processo, reduziu o volume e o peso de vários equipamentos, mas não suprimiu a importância de dominar a luz. Animados por esta possibilidade, pessoas sem o devido conhecimento técnico por vezes assumem funções antes restritas à direção de fotografia, com resultados sofríveis, filmagens por vezes caóticas e dispendiosas. O diretor de fotografia existe para evitar estes equívocos, zelando pela qualidade do trabalho em todas as etapas, da captação à exibição.

www.udfsp.com.br