publicado em 03/08/2021 - Notícias

CARTA PÚBLICA - ITENS DE MAQUIAGEM SÃO PESSOAIS E INSTRANFERÍVEIS

São Paulo, 28 de julho de 2021

As entidades do Comitê de Contingenciamento, por meio desta carta pública, vem dirimir dúvidas remanescentes sobre o Protocolo de Saúde e Segurança no Trabalho do Setor Audiovisual no que tange aos itens relacionados a “Maquiagem”.

Reiteramos que o material de maquiagem utilizado em um ator/atriz não deve ser reutilizado em outros profissionais, uma vez que apresenta alto risco de contágio. Tratam-se de itens pessoais e intransferíveis, conforme estabelecido nas fases 2 e 3 do Protocolo (págs. 43, 62 e 63) – seguem abaixo alguns dos itens que pedimos atenção:

1. Prever aquisição de kits individuais/fracionamento da maquiagem para cada ator, pois não é permitido o compartilhamento de nenhum material.
2. Os kits de maquiagem e equipamentos devem ficar protegidos e identificados dentro de sacos “zip-lock” e caixas plásticas.
3. Prever verba de maquiagem para aquisição de kits individuais para o elenco, com os produtos indicados pelo profissional para chegar ao resultado almejado, podendo ser produtos novos ou fracionados em embalagens higienizadas.

O kit individual para maquiagem deve ser previsto para:
• Atores principais
• Coadjuvantes
• Figuração

Voltamos a reforçar que embora os números de casos e internações tenham reduzido, não é momento de negligenciar medidas estabelecidas no Protocolo. Na verdade, é justamente porque as medidas são seguidas que conseguimos trabalhar com segurança.
Nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos e contamos com a compreensão de todos para que possamos seguir o que foi estabelecido em nosso Protocolo.
Comitê de Contingenciamento
Apro Siaesp Sindcine