publicado em 05/01/2022 - Notícias

COMUNICADO COLETIVO DAS ENTIDADES DO SETOR AUDIOVISUAL DE 05/01/2022

Diante do recrudescimento da pandemia, do aumento explosivo do número de casos de Covid devido ao surgimento da variante ômicron, juntamente com uma epidemia de influenza, as entidades representativas do setor audiovisual, vêm por meio deste comunicado, restabelecer todas as recomendações de prevenção ao contágio por Covid-19, descritas no Protocolo de Segurança e Saúde do Setor. Destacamos os itens que merecem especial atenção nas produções:

• O Protocolo de Segurança e Saúde do Trabalho no Audiovisual continua em vigor;
  • Necessidade de testagem para todos os técnicos que tenham ou não sido vacinados em 1ª, 2ª ou 3ª dose);
  • Resultado positivo exige afastamento imediato do profissional testado;
  • O uso obrigatório de máscara no set de filmagem, fornecimento e utilização de álcool em gel;
  • Cumprimento da jornada máxima de 12 horas;
  • Limite máximo de ocupação das áreas de segurança C (proximidade de câmera) conforme descrito no protocolo;
  • Necessidade de transporte individual ou em vans com lotação máxima de 50% da capacidade de ocupação (vedado o uso de transporte público);
  • Liberação das instalações de buffet, desde que sejam observadas as seguintes orientações – uso de luvas plásticas para o contato com utensílios; uso obrigatório de máscara facial ao se servir e manutenção das barreiras físicas entre as pessoas / distanciamento.

Confiantes na compreensão e na atenção de todos, para continuar o bom trabalho que vimos fazendo até aqui, as entidades se colocam à disposição para demais esclarecimentos.

Atenciosamente,

SIAESP | SINDICNE | APRO