publicado em 28/09/2023 - Notícias

ROTEIRISTAS E ESTÚDIOS DE HOLLYWOOD FECHAM ACORDO E ENCERRAM GREVE

(Poder 360) O WGA (sigla em inglês para Sindicato dos Roteiristas dos EUA) anunciou na noite de 3ª feira (26.set.2023) ter chegado a um acordo com os estúdios de Hollywood para encerrar a greve da categoria. Os roteiristas ficaram parados durante 147 dias.
“O WGA chegou a um acordo provisório com o AMPTP [sigla em inglês para Aliança de Produtores de Cinema e Televisão, que representa os estúdios]. Hoje, nosso Comitê de Negociação, o Conselho do WGAW [sigla em inglês para Sindicato dos Roteiristas dos EUA, Oeste] e o Conselho do WGAE [sigla em inglês para Sindicato dos Roteiristas dos EUA, Leste] votaram por unanimidade para recomendar o acordo”, escreveu o sindicato em comunicado, acrescentando que a greve terminaria à 0h01 desta 4ª feira (27.set).
Dentre as condições firmadas no acordo, estão:
• aumento de 5% nos vencimentos mínimos na ratificação dos contratos dos roteiristas e garantia de reajustes anuais;
• aumento da taxa de contribuição para saúde e pensões;
• novas regras salariais para os serviços de streaming, com base no sucesso da produção;
• regras para o uso da inteligência artificial;
• programa de qualificação, e outros pontos.

(Imagem: Wikimedia Commons)
(Esta imagem foi postada inicialmente no Flickr por ufcw770 em https://flickr.com/photos/51781118@N05/52992518178. It was reviewed on 14 July 2023 by FlickreviewR 2 and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-2.0.)