publicado em 18/10/2023 - Notícias

OUTROS BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

Quando a gente fala em previdência, só pensa na aposentadoria. Mas Previdência Social proporciona vários outros benefícios:

Benefício por Incapacidade Temporária — Para a pessoa que comprove, por meio de perícia médica, estar incapaz para o trabalho ou atividade habitual de forma temporária. Era conhecido como Auxílio-Doença.

Auxílio Acidente — Para a pessoa que sofrer um acidente e apresentar sequelas definitivas que diminuam a sua capacidade para o trabalho. Essa situação é avaliada pela perícia médica do INSS. Quem recebe o benefício pode continuar trabalhando.

Benefício por Incapacidade Permanente — Para quem comprove, por meio de perícia médica, estar incapaz para o trabalho ou atividade habitual de forma permanente; também é chamado aposentadoria por invalidez.

Salário-Maternidade — Benefício para a mulher que se afastar da sua atividade por motivo de nascimento de filho(a), aborto não criminoso ou adoção. A mãe recebe 120 dias de salário-maternidade do INSS. Na falta da mãe, outros parente podem receber o benefício.

Pensão por morte — Disponível nas modalidades urbana e rural; atende os dependentes de pessoa falecida que já possuía a qualidade de segurado

Esses benefícios, e outros, estão disponíveis para os segurados do INSS. Verifique junto ao próprio INSS (https://meu.inss.gov.br/) qual é a sua situação ou utilize o serviço de Assistência Previdenciária que o Sindcine oferece aos filiados.

Cuide do seu futuro! Pense desde já na aposentadoria. Para tirar dúvidas utilize a Assessoria Previdenciária que o Sindcine oferece aos filiados ou consulte um contador sobre como fazer o recolhimento da GPS (Guia da Previdência Social).