Em 30 de setembro de 1986 era fundado oficialmente o Sindcine, uma instituição que há quase quatro décadas luta pelos direitos dos trabalhadores do cinema e audiovisual.
Sem o sindicato, quem trabalha no audiovisual não teria garantia de prazo de pagamento, vale-refeição, seguros, limite de jornada, descanso semanal entre muitos outros direitos estabelecidos na nossa Convenção Coletiva de Trabalho.
Os fundadores do Sindcine foram Antonio Ferreira de Souza Filho (Tony), Pedro Lazzarini (Lazza), Célia Padilha, José Macedo (Jamelão), Inês Mulin, Bob Costa, Sonia Santana, Mário Lúcio, Raul Pedreira, entre outros.
Na busca por proteção a seus direitos trabalhistas, esse grupo de profissionais organizou-se em uma associação, que foi oficializada como sindicato pelo ministro do Trabalho, Almir Pazzianotto.
O Sindcine deve muito ao falecido Pedro Lazzarini (1944 – 2017), que bancou o início do funcionamento da entidade e posteriormente foi seu presidente. Também homenageamos nossos antecessores, que fundaram um sindicato dos técnicos de cinema nos anos 1950, cassado pelo regime militar em 1969, como muitas outras organizações civis.